FANDOM

Por favor note que este é o um artigo da Wiki Liga da Justiça sobre o personagem Ajax. Se você está procurando o artigo sobre o personagem Ajax que é um vilão membro dos Lordes da Justiça, então você deve ir para Ajax (Vilão). Para outros usos, veja Ajax (desambiguação)
Ajax
AJAX

Primeira Aparição

Origens Secretas Parte 1

Espécie

Marciano verde

Afiliações

Liga da Justiça - Renegados - Força-Tarefa Liga da Justiça

Habilidades

Força, velocidade, resistência durabilidade e regeneração sobre-humanas, voo, visão marciana, intangibilidade, invisibilidade, telepatia, longevidade, trans-morfismo.

Caçador de Marte (J'onn J'onzz): Último sobrevivente de seu planeta, veio à Terra para avisar sobre a invasão dos aliens que devastaram seu mundo e acabou ingressando na Liga da Justiça. Possui superforça, capacidade de vôo, invisibilidade, velocidade e vigor sobre-humanos, poderes telepáticos e telecinéticos, poderes metamórficos e de intangibilidade. Sua fraqueza é o fogo, algo demonstrado de forma indireta no desenho. É também conhecido como Ajax.

PoderesEditar

Caçador de Marte possui uma grande variedade de poderes sobre-humanos, muitos dos quais são semelhantes aos do Superman e Mulher-Maravilha, incluindo a superforça, supervelocidade, invulnerabilidade e voo. Como o Superman, o Caçador de Marte também tem "visão marciana" (um termo que designa tanto a capacidade de ver através de objetos sólidos e capacidade para gerar óticas da força e de calor). Superman uma vez chamou de "o mais poderoso ser na face da terra".

Durante os anos de 1990, foi afirmado que a origem do seu voo e "visão marciana" é uma forma de telecinese (tinha ocasionalmente demonstrada usa mais tradicionais de telecinese para levitar e animar objetos durante sua Detective Comics e Casa das aparências Mystery). Sua visão marciana foi mostrado para bater adversários para trás com o impacto que poderia ser devido à sua natureza telecinética.

O Caçador de Marte também possui o poder de transmutação, que ele utiliza para vários efeitos (por exemplo,para ficar com aparência humana ou monstruoso, alongando seus membros, crescendo de tamanho imenso). Ele pode alterar a composição química de seu corpo para imitar diversos materiais como aço ou pedra. J'onn pode tornar-se invisível, e também é capaz de se tornar intangível, de modo a passar sem causar danos através de objetos sólidos. Ele é um telepata poderoso, capaz de perceber os pensamentos dos outros e de projetar seus próprios pensamentos. Muitas vezes ele age como um quadro de distribuição "entre as mentes, a fim de coordenar as ações da Liga da Justiça. A extensão de suas habilidades telepáticas é grande, por várias vezes ele conectou-se a todo o planeta Terra.

Ele tem demonstrado a capacidade de regeneração, uma vez capaz de regenerar-se apenas de sua mão decepada, mas com grande pressão (devido à perda de massa que ele achou necessário incorporar elementos novos a partir de areia de Marte). Early aparições do personagem mostrar-lhe como capaz de respirar debaixo d'água; a última vez que ele demonstrou esse poder foi quando ele encontrou Zauriel no mar de São Francisco em JLA # 6. O Caçador de por vezes tem sido dito possuir nove sentidos, mas estes sentidos adicionais são mal definidos e geralmente ignorado pela maioria dos escritores.

Além de seus poderes sobre-humanos, o Caçador também é uma detetive especializada e muito capaz. Como Batman menciona em seu arquivo, que "em muitos aspectos, Martian Manhunter é como um amálgama de Superman e do Cavaleiro das Trevas si mesmo."

FraquezaEditar

Um dos traços do Caçador de Marte da assinatura é sua vulnerabilidade ao fogo. Embora tenha sido um elemento do personagem desde suas primeiras aparições, os escritores têm retratado com grande inconsistência em toda sua longa carreira do personagem. Em alguns casos, é retratado como uma susceptibilidade física inerente à raça marciana, enquanto em outros momentos, tem sido explicada como um transtorno pessoal psicossomáticas. O grau de vulnerabilidade também tem sido extremamente incoerente, em alguns casos, capaz de despir seus poderes e matá-lo, enquanto em outras vezes simplesmente infligir dor ou delírio com nenhum perigo real de danos físicos. Esta fraqueza foi diminuída ou curado em mais de uma ocasião, só para ter que voltar com uma vingança em uma história mais tarde. Assim, é difícil de definir.

Em suas primeiras aparições, o personagem foi mostrada como tendo uma fraqueza ao fogo, enquanto em sua forma nativa marciana.

Ao longo do tempo, este foi desenvolvido em conta o caráter pyrophobia, com o fogo ser "o calcanhar de Aquiles de Marte", equivalente ao do Super-Homem fraqueza a kriptonita. A exposição ao fogo normalmente provoca J'onn a perder sua capacidade de manter sua forma física, 'derretimento' em poça de plasma verde contorcida. Um retrato explicou que a fraqueza da chama foi amarrado em telepatia marciano, com o fogo causando tanto caos nas mentes marciano que desmoronam. Recentemente foi revelado, durante o enredo Trial By Fire, que esse medo foi inculcado em um nível genético pelos Guardiões do Universo 20.000 anos atrás, para enfraquecer o que era então uma espécie muito agressiva à beira da conquista interestelar—este ato dividir a corrida em que os marcianos Verde e Branco, embora não seja feita da terceira raça conhecida como os marcianos Amarelo. No final do arco, esta deficiência foi parcialmente removida, com J'onn explicando que é acionado somente do significado psíquico foram de mal a ele, como as chamas do sofrimento ou paixão (este era aparentemente uma rotunda forma de limitar a sua fraqueza em chamas de natureza mística ou pyrokinetic). Na sequência de Infinite Crisis e um ano depois, foi demonstrado que a fraqueza J'onn de fogo mudou mais uma vez.

AjaxEditar

O nome Ajax foi dado pela editora brasileira EBA, no original seu nome é apenas "Martian Manhunter" (Caçador de Marte), para poder caber dentro dos balões de diálogo no formato adotado no Brasil, fora mantido pela Abril; só recentemente, com a publicação da DC Comics pela Panini é que se estabeleceu a tradução do seu nome original. Outros nomes foram alterados no Brasil, como o casal Lois Lane e Clark Kent, no Brasil batizados de Mírian Lane e Eduardo, até uma certa época.

John JonesEditar

John Jones

Ajax, John Jones