FANDOM

Apokolips
Apokolips

Primeira Aparição

Crepúsculo

Posição

Governado por Darkseid

Apokolips é o planeta governado por Darkseid. É um planeta fictício onde vivem parte dos personagens do Quarto Mundo de Jack Kirby, nos quadrinhos da editora americana DC Comics.

A capital do planeta é uma cidade de trevas e violência, conhecida como Armagetto. Apokolips é quase que inteiramente coberta por metal. As fornalhas conhecidas como Fossas de Fogo ligam-se ao centro do planeta, e são a principal fonte de iluminação de parte dos imortais conhecidos como Novos deuses que são guiados e lideradas por Darkseid.

De acordo com os conceitos criados pelo artista Jack Kirby em 1971, quando o último dos velhos deuses morre acontece uma explosão que dá origem a um novo universo onde a vida é criada em dois planetas gêmeos que orbitam a mesma estrela: Nova Gênese e Apokolips.

Com o passar dos milênios, enquanto Nova Gênese prosperava em tecnologia e ainda preservava toda a sua flora e fauna sob o comando do bondoso Pai Celestial, Apokolips virava um pesadelo industrial que esgotou todos os seus recursos naturais nas mãos do malvado tirano Darkseid.

Desde que um planeta tomou consciência da existência do outro, Nova Gênese e Apokolips estão em guerra. Essa guerra já dura séculos e só não tomou proporções universais por causa do famoso Pacto selado entre Pai Celestial e Darkseid alguns anos atrás.

Esse pacto consistia num tratado de não-agressão direta formalizado pela troca de bebês entre os dois líderes dos planetas. Cada um teve que desistir de seu próprio filho para preservar a existência de seus planetas.

Hoje em dia um desses bebês é Órion, filho entregue por Darkseid, que cresce sob a tutela do Pai Celestial, se tornando um dos maiores guerreiros de Nova Gênese e opositor ferrenho das idéias pregadas por seu pai em Apokolips. Uma profecia antiga diz que Darkseid está destinado a morrer pelas suas mãos.

A identidade do outro bebê ficou escondida durante muito tempo, mas hoje já se sabe ser ele Scott Free, filho entregue pelo Pai Celestial, único ser vivo a escapar das masmorras da Vovó Bondade, grande torturadora e famosa formadora dos guerreiros leais a Darkseid. Scott escapa das garras da Vovó e vem para a Terra onde assume a alcunha de Sr. Milagre, o super-herói e artista especializado em fugas.

HistóriaEditar

Quando Superman derrotou Darkseid e jogou seu corpo para as massas, ele achava que tinha libertado o planeta. Em vez disso, ele aprendeu o planeta não queria ser libertado - eles amavam Darkseid, por qualquer motivo que possa ter tido. Esta é a história de Apokolips - governado por um ditador estrito, e as massas que o amam.

Em uma tentativa de capturar Superman e Liga da Justiça, Brainiac e Darkseid lados formados. O plano era atraí-los para Apokolips, e por Superman para obter a captura por Brainiac na luta para salvar Apokolips da destruição completa. Superman chamou Brainiac distância - e a armadilha completou sua primeira fase. As etapas últimos do plano (a morte de Superman) não entram em jogo - em vez da estação que Brainiac estava a bordo foi explodido.

Apokolips está no limbo - Darkseid podem ter morrido na explosão, assim que o deus único remanescente no planeta é Kalibak - e um planeta em suas mãos pode não ser a melhor coisa ...

HabitantesEditar

Moradores de Apokolips