FANDOM

Cavalheiro Fantasma
Cavalheiro

Espécie

Fantasma

Terra natal

Londres, Inglaterra

Afiliações

Sociedade da Injustiça - Sociedade Secreta de Super-Vilões

Base de operações

Antigamente, Londres, Inglaterra Mais tarde, St. Roch, Louisiana Mais tarde, Midway City.

Situação presente

Morto

Habilidades

Invisibilidade e Intangibilidade

Cavalheiro Fantasma é um personagem fictício, um supervilão, publicado pela DC Comics. Ele apareceu pela primeira vez em Flash Comics #88 (Outubro 1947), e foi criado por Robert Kanigher e Joe Kubert. Atualmente, na Panini Comics, o personagem é chamado de Fantasma Fidalgo.

BiografiaEditar

"Cavalheiro Fantasma" Jim Craddock é filho de um senhor inglês que abandonou Jim e sua mãe, forçando-os a serem pobres. Craddock cresceu e se tornou um ladrão notório e que aterrorizou a Inglaterra no século 19. Ele viaja para os Estados Unidos e encontra os pistoleiros Nighthawk e Cinnamon. O cabeça-quente Nighthawk lincha Craddock depois de supor que ele abusou sexualmente de Cinnamon, mas de alguma forma Craddock escapa da morte e ressurgir como um fantasma.

O Cavalheiro Fantasma descobre que deve vagar pela terra até que o espírito de seu assassino vá para o próximo plano de existência. Infelizmente, Nighthawk e Cinnamon viram a ser a reencarnação das realezas do Antigo Egito, Príncipe Khufu e Chay-Ara: suas almas (devido à sua exposição ao metal Nth Thanagar) nunca puderam realmente passar. Ambos acabam sendo ressuscitados como Gavião Negro e Mulher Gavião, e o Cavalheiro Fantasma tornou-se o inimigo número #1 deles durante a década de 1940. Craddock tem, ao longo das décadas, ameaçado outros heróis, incluindo Max Mercúrio e Stargirl, mas o Fantasma vingativo sempre retorna a seu principais adversários, os Hawks, ora como inimigo, ora como amigo.

Cavalheiro Fantasma entrou em conflito com Batman e Superman em diferentes ocasiões. Em JSA Classified, edições de 5-7, Cavalheiro Fantasma é membro da Sociedade da Injustiça. Em Villains United #1, ele junta-se a Sociedade Secreta de Super-Vilões.

Sua origem é explorada e alterada nas páginas da JSA #82-87 (2006). O filho natural de um pai abusivo e uma mãe pobre, o jovem Jim Craddock logo cai na vida do crime, fazendo contatos com o sobrenatural. Depois de uma cigana profetizar que ele será capaz de transcender a morte e voltar à vida lutando e matando seus inimigos em solo inglês, sua carreira de vilão é colocado ao fim quando ele é capturado e condenado à morte. Retornando como um fantasma, ele luta contra a SJA, na esperança de que a profecia se torne realidade.

O Fantasma é visto brevemente na Crise Infinita, durante o ataque da Sociedade Secreta de Supervilões à Metropolis e suas dezenas de superpoderosos e defensores. Depois, o Fantasma torna-se envolvido em uma briga com Alan Scott. Isto acaba mal para Scott, deixando-o em coma.

Quando chega o tempo certo, o Fantasma ganha o poder adicional de convocar os fantasmas vingativos de seus inimigos (a SJA) do passado. Seu plano é frustrado por Stargirl, que, como uma menina virgem, é impermeável aos ataques fantasmagórico, Pantera e, surpreendentemente, um descendente da Casa Real da Inglaterra. Por fim vencido, ele desaparece.

Cavalheiro Fantasma é visto como um dos vilões enviados para recuperar o cartão Saída do Inferno Grátis do Sexteto Secreto.

Poderes e HabilidadesEditar

Originalmente, o Cavalheiro Fantasma parecia contar com dispositivos para simular uma existência fantasmagórica; as histórias originais de 1940 deixaram a questão da sua natureza aberta à especulação. Mais tarde, porém, ele foi "retconado" em um verdadeiro fantasma e suas capacidades alteradas para seguir o exemplo. Como um fantasma, Craddock tem várias habilidades. Ele pode se tornar intangível e passar facilmente por meio de material sólido. Ele pode se tornar completamente invisível. Na verdade, a aparência de sua cabeça como um chapéu flutuante e um monóculo é para esconder seu rosto decomposto. Ele foi apresentado como sendo capaz de se teletransportar em uma curta distância de algumas salas ou atravessar estados. Cavalheiro Fantasma também podem invocar armas espectrais incluindo uma bengala que atira fogo espectral e pistolas de pederneira. Na forma fantasmagórica de Craddock, as pessoas às vezes sentem um certa sensação de frio. Quando isso não acontece, parece que ele controla esse efeito. Craddock pode aparentemente localizar energia psiônica e viajar através das dimensões como ele fez quando seguiu uma corrente astral de Wizard para Johnny Sorrow. Em certas ocasiões, a maioria das manifestações de suas habilidades como teletransporte e mutação são acompanhadas por um brilho roxo de energia espectral ou uma névoa transparente (cortesia possivelmente de diferentes desenhistas). Na época do seu retorno a vida, ele ganha o poder de convocar e controlar os espíritos dos mortos.

O Cavalheiro Fantasma é aparentemente incapaz de tocar ou ser tocado por virgens. Isto é confirmado por sua incapacidade de fazer mal a Stargirl e Jakeem Trovão. No entanto, ele pode pegar uma arma real e ser capaz de prejudicá-los, como quando ele manipulava o Bastão Cósmico.

Como um ser sobrenatural, Cavalheiro Fantasma não pode ser morto e é muito difícil de sentir dor. Entretanto, aquele com sangue real pode prejudicá-lo fisicamente e, quando inconscientes, a energia lhe provocar dor. Qualquer arma de metal enésimo também pode causar danos ao Cavalheiro Fantasma como fantasmas não podem passar por isso.

No episódio "O Renascer de um Homem Morto" de Batman: Os Bravos e Destemidos, é mostrado que, se ele for atingido por um metal Nth, ele momentaneamente mostra sua verdadeira forma, uma versão deteriorada de si com terno preto e chapéu. Como é mostrado no mesmo episódio, que outros fantasmas podem lhe causar dor, como Homem Morto. É mostrado também que, se ele está sério, ele permanece em sua forma preta. Além disso, apesar do fato de que ele é facilmente derrotado por Batman durante os primeiros episódios, Cavalheiro Fantasma, posteriormente, demonstra ser um hábil combatente corpo-a-corpo/marcial, como mostrado por exemplo, quando ele simultaneamente luta com Batman e Homem Morto. Sua versão heróica da Terra-Três inverte seu esquema de cores, aparecendo como um fantasma com um terno preto e chapéu e fica branco quando atingido.

Liga da Justiça Sem LimitesEditar

Em Liga da Justiça Sem Limites, Cavalheiro Fantasma é visto como um membro da Sociedade Secreta do Gorila Grodd. Em um aspecto particular, ele é visto tentando superar o Lanterna Verde até que Gavião Negro o pega com uma rede feita de metal enésimo.