FANDOM

Doutor Destino
Destino

Primeira Aparição

Apenas um Sonho

Espécie

Humano

Situação presente

Internado no Asilo Arkham.

Habilidades

Manipulação dos sonhos e conhecimento médico extensivo.

Doutor Destino (Doctor Destiny, no original) é John Dee, um vilão de quadrinhos da DC Comics. Ele não deve ser confundido com o Doutor Destino da Marvel Comics (Doctor Doom, no original). Não confundir também com o Sr. Destino também da DC Comics mas esse é um herói e trabalha com a Liga da Justiça (Doctor Fate). Fate e Destiny podem ser traduzidos como Destino, mas Doom significa "Perdição". O Doutor Destino da DC Comics (o vilão) costuma manipular a realidade, pervertendo os sonhos de suas vítimas.

OrigemEditar

Natural de Peethsburg, o Homem Martelo passa a vida inteira atrás de seu arqui-inimigo Bone, o rei dos lutadores de rua.

John Dee, conhecido como Bone ( primariamente enfrentou a Liga da Justiça por tentar personificar o Lanterna Verde Hal Jordan, infiltrando-se no grupo).

Após derrotado, sua mãe, Ethel, lhe deu a Pedra dos Sonhos que pertenceu a Sandman. John Dee então usou a pedra para energizar o Materioptikon, que permite a ele criar acontecimentos reais por materializar seus sonhos (Morfeus permaneceu aprisionado numa redoma de vidro durante cerca de setenta anos antes de conseguir se libertar, então não pôde fazer nada nessa época.) O poder do Doutor Destino era tão grande que a Liga da Justiça teve que tomar medidas drásticas: hipnotizaram-no, privando-o da faculdade de sonhar. Isto o impediu de usar o Materioptikon para fins criminosos, mas degenerou sua mente e corpo (ele tem um rosto de caveira desde então). Ele terminou por parar no Asilo Arkham.

Novos CrimesEditar

Dee percebeu que o uso contínuo do Materioptikon deixou energias residuais em seu corpo, de modo que ele ainda podia usar seus poderes de manipulação dos sonhos. Ele usou então um sonho do Átomo ( Ray Palmer) para criar uma dimensão onde uma deturpada Liga da Justiça original governa com mão de ferro e executa criminosos. Doutor Destino então jogou a Liga da Justiça real neste universo sonho, onde eles entraram em conflito com as versões deturpadas do Flash, Tornado Vermelho, Gavião Negro, Hal Jordan, entre outros. Os heróis conseguiram escapar com a ajuda do Átomo e do Besouro Azul, que naquele momento saía dum coma causado em combate com Apocalipse. Em uma nova ocasião, John Dee jogou a Liga da Justiça num mundo-sonho onde eles eram humanos normais vivendo situações cotidianas, e toda a população começava a ganhar super-poderes.

PoderesEditar

Basicamente, o Doutor Destino pode usar versões deturpadas de sonhos para realizar crimes. Ele pode, por exemplo, fazer pessoas se tornarem assassinas por explorar seus sonhos secretos, uma vez que nos sonhos, todos somos desinibidos. Ele também pode explorar o sonho duma pessoa particular a fim de criar uma espécie de mundo-sonho, onde tudo ocorre baseado numa versão deturpada do tal sonho, e mandar pessoas para lá. É possível que neste ponto ele apenas transporte as pessoas de corpo e mente a dimensão do Sonhar, mas nada no texto sugere isso e pode ler mente saber o que ta na cabeça do outro e no que as pessoas pençam