FANDOM

Star Girl
Sideral

Afiliações

Sociedade da Justiça - Justiça Jovem

Parentesco

Barbara Dugan (mãe); Pat Dugan (padrasto); Michael Dugan (meio-irmão)

Situação presente

Viva

Habilidades

Força, velocidade e agilidade ampliadas, resistência e disparos de estrelas cadentes originados do seu Cinturão Cósmico; Capacidade de vôo e manipulação de energia oriundos do seu Bastão Cósmico; Ginasta e artista marcial.

Sideral (Courtney Whitmore): Sideral é a melhor amiga e também rival da SuperMoça

HistóriaEditar

Courtney Whitmore teve a vida que toda adolescente devia ter, estudante do colégio Beverly Hills High e uma das garotas mais populares, isso até a chegada de Pat Dugan. Courtney não gostou quando ele começou a encontrar-se com sua mãe, Bárbara, e gostou menos ainda, quando eles se casaram. Para piorar ainda mais a situação, Bárbara e Pat decidiram fugir das pressões da vida na cidade grande e se mudaram para Blue Valley, Nebraska.

Aprisionada em uma cidadezinha, tida como monótona, Courtney decidiu canalizar sua energia em algo mais produtivo, como infernizar a vida do padrasto até que ele resolvesse deixar sua mãe. No primeiro dia em Blue Valley, Courtney tropeçou em uma velha caixa de lembranças de Pat que, como o resto dos pertences da família - recém chegada de mudança -, ainda estavam nas caixas. Conferindo o que a caixa guardava, ela descobriu que Pat, nos anos 40, havia sido o herói conhecido como Listrado, companheiro do Sideral original, Sylvester Pemberton. Assim, ela resolveu fazer o que acreditou ser o mais irritante possível: Se apropriou do Cinturão Cósmico do Sideral, que estava dentro da caixa, costurou sua versão do uniforme de Sideral e se apresentou como tal.

Pat, no começo, foi contra as saídas heróicas de sua afilhada e criou um traje robótico chamado F.A.I.X.A., programado para segui-la e mantê-la longe de encrencas, algo que raramente conseguiu cumprir.

Courtney eventualmente aprendeu o que significava ser uma verdadeira heroína e foi aceita pela nova Sociedade da Justiça da América, onde recebeu de Jack Knight, o sétimo Starman, o Bastão Estelar que lhe dava o poder de canalizar a energia das estrelas e usá-la para voar, criar campos de força, emitir luz e calor e disparar rajadas de energia. Assumindo a identidade de "Stargirl", Courtney tornou-se o coração da equipe e teve breves relacionamentos românticos com Alberth Rothstein, o Esmaga-Átomo, e Billy Batson, o Capitão Marvel, além de forjar grandes amizados com Jakeen Thunder, o novo dono do gênio Relâmpago; Maxine Hunkel, a Tempestade; e Jennifer Pierce, a Rajada. Atualmente, ela faz parte da SJA All-Stars, uma equipe com um foco mais pró-ativo criada por Magog e a Poderosa.

Cinturão CósmicoEditar

O cinturão cósmico foi desenvolvido pelo Starman original, Ted Knight, e por Sylvester Pemberton, o primeiro Sideral. Com ele, Courtney pode erguer objetos muito pesados, movimentar-se com agilidade ampliada e lançar "Estrelas Cadentes", formas de luz concentrada que provocam curto circuito em sistemas nervosos elétricos e orgânicos.

Bastão EstelarEditar

O Bastão Estelar foi criado por Ted Knight, o primeiro Starman, e eventualmente chegou às mãos de seu filho, Jack Knight, o sétimo Starman, que foi colega de Courtney na Sociedade da Justiça da América. Quando ele decidiu se aposentar para viver uma vida normal com a namorada, Sadie, e o filho, Kyle, em São Francisco, ele passou o Bastão Estelar a Courtney, para que ela mantenha vivo o legado do Starman. Com ele, ela pode voar, emitir luz e calor, projetar campos de força e disparar rajadas de energia estelar.