FANDOM


Vandal Savage
Vandal

Primeira Aparição

O Tempo de Savage

Afiliações

Illuminati - Sociedade da Injustiça - Sociedade secreta dos supervilões

Situação presente

Vivo

Habilidades

Imortalidade, atributos realçados, habilidades excelentes do combate, conhecimentos de milênios de história, da guerra e da ciência.

Vandal Savage é um personagem de histórias em quadrinhos, e um supervilão do Universo da DC Comics. A primeira aparição de Savage foi em Green Lantern (Vol. 1) #10 em 1943, e foi criado por Alfred Bester e Martin Nodell.

HistóriaEditar

Na pré-história, 25.000 A.C, Savage era um homem da caverna do tipo Cro-Magnon chamado Vandar Adg, líder da Tribo do Sangue, que seria banhado na radiação de um meteorito misterioso, que lhe deu intelecto e imortalidade inacreditáveis. Um observador da Tribo do Urso mais tarde aproximar-se-ia do mesmo meteorito e se transformaria no arquiinimigo eterno do Savage, o Homem Imortal, possuindo o poder de ressuscitar como um personagem novo cada vez que é morto.

A primeira marca do Savage na “história” do universo DC veio quando um povo tentou e destruiu a cidade perdida de Atlântida. Esse povo se tornou conhecido como Illuminati, que tem Savage como seu líder desde então.

Ao que parece, Vandal governou centenas das civilizações sob centenas dos nomes. Ele alega ter sido o Faraó Khafre, Alexandre o grande, Julio César, Genghis Khan, Barba Negra, e Vlad III o Empalador (cuja lenda diz que era o Conde Drácula), para nomear alguns. Trabalhou também como amigos e conselheiros aos gostos de Erik o vermelho, Napoleão Bonaparte, Ras al Ghul, Otto von Bismarck e Adolf Hitler.

Durante a Era de Ouro, Savage lutou contra a Sociedade da Justiça de América. A primeira Aparição na Era de Prata de Savage foi em The Flash (volume 1) #137 em 1962, em que tentou capturar os membros da Sociedade da Justiça atrás de vingança, mas foi derrotado pelos Flashes Jay Garrick e Barry Allen. Savage continuaria a fazer vários ataques à Sociedade da Justiça em outras histórias seguintes.

Liga da JustiçaEditar

Savage apareceu em diversos episódios do desenho da Liga da Justiça, no qual foi dublado por Phil Morris, nos EUA (e por Élcio Romar, no Brasil). Esta versão de Savage, além a ser um imortal, realçou propriedades curativas no estilo Wolverine. Sua origem é a mesma que aquela dos quadrinhos, a não ser a revelação em um episódio que sua idade é metade daquela nos quadrinhos - 25.000 anos.

A Liga se encontrou pela primeira vez Savage no episódio triplo “nos Tempos de Savage”, quando cria uma maquina do tempo e faz com o Eixo ganhe a segunda guerra mundial. A Liga (menos o Batman), que estava fora do planeta protegida pela energia do anel do Lanterna Verde, não foi afetada pela alteração temporal. Ao chegar na Terra, a equipe descobre o planeta totalmente diferente, sob o poder de um regime totalitário, encontra Batman como líder de uma revolução e descobre que Vandal Savage foi responsável por tudo isso: o vilão enviou um laptop para seu alter ego da época da segunda guerra mundial, com informações, tecnologias do futuro e planos dos Aliados. Este conhecimento e tecnologia permitiram que Savage transformasse a si mesmo na mais alta da autoridade da Alemanha Nazista, colocando Hitler congelado criogenicamente, e assim assumindo o título de Führer. Assim a Liga viaja para o passado para impedi-lo. A Liga, com ajuda dos aliados, consegue impedir os planos de Savage e evita um ataque aéreo surpresa aos Estados Unidos. Nestes episódios a suástica nazista, fora substituída por um símbolo negro semelhante a um raio, o motivo da mudança não foi explicado, provavelmente os produtores mudaram o símbolo para não chocar os telespectores do desenho animado, em sua maioria, crianças. Uma outra explicação para o símbolo é a de que se trata de uma variante da letra S no alfabeto rúnico, como na sigla da organização paramilitar nazista Schutzstaffel, conhecida como SS. No caso do desenho, o S rúnico se referiria ao sobrenome de Savage, refletindo o caráter centralizador e ególatra do vilão.

A segunda aparição de Vandal Savage foi no episodio "Dama de Honra", em que aparece como namorado da princesa Audrey de Kasnia. Savage disfarçou-se como seu próprio descendente, Vandal Savage III. Casou-se com a princesa Audrey tornando-se principe, e usou a participação de Kasnia no projeto de ajuda a Estação Espacial Internacional, para instalar lá uma arma que desloca meteoros de suas rotas e os dispara com exatidão em qualquer parte da Terra. Com isto, ameaçou o mundo esperando que as nações se cuarvassem à sua autoridade. A Liga (Batman e principalmente a Mulher Maravilha, que se tornou amiga da princesa Audrey) acabou com o plano de Savage outra vez, descobrindo sua verdadeira identidade.

Sua ultima aparição foi no episodio duplo “No Além”. Superman atingido por uma arma de Toyman, foi jogado para milhares de anos no futuro, onde a humanidade não existe mais, com exceção de Savage, o unico humano vivo. Savage foi o responsável pela destruição da raça humana, ao construir uma máquina que lhe permitia que controlasse a força da gravidade. Uma curiosidade: a tecnologia que lhe permitiu constrir a máquina havia sido desenvolvida pelo cientista Ray Palmer, identidade secreta do super-herói Eléktron, que viria depois a aparecer em Liga da Justiça sem Limites. Com a ausência do Superman, ele conseguiu derrotar a Liga da Justiça. Mas os efeitos colaterais de sua manipulação na gravidade deslocaram a órbita da Terra, matando toda a vida humana, tornando-o o unico sobrevivente. Os séculos do solidão e isolamento fizeram com que se lamentasse de sua louca obsessão por poder. O Superman, sem seus poderes, aceita a realidade e passa a confiar em Savage. Durante a noite, andando pelas instalações de Savage, o herói descobre a máquina do tempo usada no episódio "Nos Tempos de Savage", mas descobre que o gerador que a fazia funcionar havia sido roubado por insetos gigantescos, e que não daria para uma pessoa viajar para um tempo em que já existia (exceto Superman, que era dado como morto no presente). Juntos, os dois decidem ir atrás do gerador para que Superman voltasse no tempo, e impedisse Savage de destruir a humanidade. Após acharem o gerador na caverna dos insetos, Superman recupera o dispositivo e seus poderes voltam no momento crucial, assim conseguindo destruir os insetos, e fugir com Savage. Uma vez operacional a maquina do tempo, Superman despede-se de Savage, e volta no tempo para impedi-lo. O Superman retorna ao presente para a surpresa de todos que o consideravam morto (com exceção de Batman) e parte com a ajuda da Liga para impedir a destruição da humanidade. O Savage do futuro, sentado onde havia a construção em homenagem a Superman, vê sorridente onde a restauração do mundo, enquanto lentamente deixa de existir.